Pressão não é stress.
Pressão e stress são comumente usados como sinônimos; porém, não tem o mesmo significado.
Denomina-se pressão ao conjunto de exigências colocadas sobre o indivíduo, enquanto stress é a reação do organismo, quando submetido à
pressão, física ou psicológica, inadequada. Apesar de pressão e stress não terem o mesmo significado, a pressão pode levar ao stress.
Hipostress ou pouca pressão. É ilusório acharmos que uma vida sem exigências evita o stress. O maior índice de suicídios está entre
indivíduos que, acostumados a um ritmo intenso de atividades, não suportam a monotonia da aposentadoria.
Eustress ou pressão ótima. O nível de pressão adequado é aquele em que você se sente bem e dá o melhor de si. Nessa situação, você dorme bem, acorda disposto, pratica esporte, trabalha sem se cansar, cultiva uma sexualidade saudável e mantém uma boa pressão arterial.
Distress ou stress por sobrecarga. Ele acontece toda vez que o nível de pressão se eleva e a sensação de conforto, de energia e de prazer, em relação a qualquer atividade, seja ela física ou psíquica, desaparece, deflagrando os processos orgânicos relacionados ao stress.
Quer saber mais sobre gestão do stress? Convidamos você para participar da palestra gratuita e on-line, Gerenciamento de stress, que acontecerá no dia 18/11/21 (quinta-feira), às 20h30.
Para saber mais, inscreva-se aqui: https://www.sympla.com.br/gerenciamento-de-stress__1387778