Boas maneiras do carona por Danilo Chencinski


Antes de me mudar para perto do trabalho, vender meu carro e comprar uma bicicleta – isso sim que é qualidade de vida – sempre gostei de dar carona aos amigos que não tinham carro e precisavam de uma boleia (como dizem os portugueses). Já busquei e levei muitos amigos ao aeroporto, viagens, festas, cursos e outros passeios.

Hoje, desmotorizado, recebo muitas caronas e valorizo muito as pessoas que mudam sua trajetória para me buscar ou me levar para algum lugar. Considero um grande favor, um presente, uma prova de amizade. Mas nem todos enxergam dessa forma. Ao longo de 13 anos como motorista da vez, fiquei muito decepcionado com algumas atitudes de passageiros mal-educados que não economizavam exigências e reclamações.

Aqui vão algumas dicas para você ser sempre bem-vindo no carro dos amigos:

·        Seja pontual, esteja pronto no horário e espere na porta: além de ser uma atitude de respeito com o tempo dos outros, em algumas cidades, é perigoso parar com o carro na rua para aguardar o carona, que está atrasado.

·        Adapte-se aos horários do motorista: você já vai de carona e ainda quer que o motorista se adapte aos seus horários? As pessoas têm carros para poderem ter liberdade de ir e vir para onde quiserem e quando quiserem. Se o horário do motorista não servir para você, encontre outra forma de transporte. Certa vez, estava voltando de um evento com mais 4 pessoas no carro, todos queriam parar para comer, mas uma única passageira não queria. No final, criou-se um clima e acabamos todos indo para casa com fome. Não teria sido mais educado se essa pessoa pegasse um Uber e deixasse-nos sair para comer juntos?

·        Carro é como casa, o dono sempre tem as suas manias e as suas preferências. Se você quer ser bem-vindo, não reclame, adapte-se. Claro que você pode, educadamente, pedir para fechar o vidro, ligar o ar, mas tenha tato.

·        Ofereça-se para pagar o estacionamento, gasolina e pedágio: o proprietário já tem despesas com seguro, IPVA, gasolina, manutenção etc. O custo para manter um carro 1.0 em São Paulo é, em média, R$1.000 por mês. E você ainda quer que o motorista pague o estacionamento sozinho, o pedágio e a gasolina? Que tal contribuir um pouco?

·        Mantenha-se lúcido e acordado o tempo todo: especialmente nas estradas, converse com o motorista. Além de ser mais agradável ter alguém pra conversar, faz o tempo passar mais rápido e é também mais seguro para ambos, pois ajuda o motorista a se manter acordado. Um passageiro dormindo estimula o sono em todos os presentes. 

·        Não faça sujeira. Se comer algo, coma com cuidado. Evite comer paçoca, biscoitos, salgadinhos ou outros alimentos que sujam. Lembre-se de oferecer a todos os presentes.

·        Limpe os pés antes de entrar para não sujar o carpete do carro.

·        “Posso fumar no seu carro?”: isso é melhor nem perguntar. Além de ser prejudicial à saúde de todos os presentes, o cheiro de cigarro fica impregnado e não sai nem lavando.

·        Posso te ligar depois? Alguém falando ao telefone durante a viagem não é uma boa companhia, atrapalha tanto o motorista quanto os outros passageiros. No Japão, é uma norma de educação não falar ao celular nem mesmo em transportes públicos.

Considera tudo isso um exagero? Experimente seguir essas dicas e sempre será bem-vindo nos carros alheios. Se estiver com dificuldades de conseguir carona, verifique quais dos itens acima você está descumprindo.

E o que isso tem a ver com o Método DeROSE? Entre as técnicas e conceitos que ensino para ter alta performance e qualidade de vida, os bons relacionamentos humanos, pautados em boas maneiras, civilidade e ética, são uma peça chave. Experimente, você vai perceber que a sua vida pessoal e profissional passarão a fluir muito melhor e com menos conflitos.



Siga-nos

DeROSE Method Botafogo
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram




Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.