A Respiração Ritmada e a Expectativa de Vida por Gustavo Oliveira


Nós seres humanos podemos ter uma respiração aleatória ou ritmada. Por ritmo entenda estabelecer uma proporção de tempo para cada fase da respiração. São elas: inspiração, retenção com ar, expiração, retenção sem ar.

Conforme algumas pesquisas científicas estudadas pelo professor Jóris Marengo, temos que os mamíferos em geral, o homem está neste grupo, possuem “x” ciclos respiratórios em sua vida. Sendo assim, podemos concluir que um dos inúmeros fatores que determinam a expectativa de vida de uma espécie é o tempo que se leva para consumir os “x” ciclos respiratórios.

Vejamos o exemplo do cão. Ele respira de modo acelerado, portanto, consome seus ciclos bem rapidamente. Quanto tempo ele vive? 15 anos seria um tempo padrão. Por outro lado, estudemos uma tartaruga marinha, esta respira, submerge e fica por alguns minutos debaixo da água antes de subir para iniciar uma nova respiração, portanto, consome bem lentamente seus ciclos. Quanto tempo ela vive? Algumas chegam a longos 150 anos!

Podemos extrapolar esta linha de raciocínio a nós seres humanos. O treinamento nas aulas do Método DeROSE promove pouco a pouco uma reeducação respiratória que resulta numa propensão a aumentar a expectativa de vida.

No entanto, não podemos ser simplistas, afinal existem outras variáveis a serem consideradas, como hábitos e alimentação.



Siga-nos

DeROSE Method Botafogo
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram




Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.