Expandindo a Lucidez e a Consciência por Gustavo Oliveira


Outro dia acompanhei uma entrevista, na qual o jornalista António Mateus de Portugal conversava sobre diversos assuntos com o escritor DeRose. Achei muito interessante aquela uma hora de intensa conversação que me inspirou a escrever o texto adiante. Para conhecer a entrevista na íntegra acesse: http://www.metododerose.org/entrevista_derose_tv.php 

 

Toda a metodologia desenvolvida e proposta pelo Método DeROSE busca promover um indivíduo mais lúcido, mais consciente, mais interventivo na sociedade. Através de um conjunto de técnicas e um conjunto de conceitos leva-se uma pessoa comum a um estado de consciência expandida. Se essa meta será obtida ou não, vai depender de uma quantidade grande de fatores. Entre eles, a própria genética do indivíduo. E, da parte controlável, a dedicação, o investimento de tempo na prática dessa filosofia. E também o ambiente onde a pessoa vive. Porque vai depender muito da bagagem cultural que ela traz, da profissão que ela exerce, da idade com a qual ela começou. Então é uma constelação de fatores.

 

Como uma pessoa mais lúcida pode fazer a diferença em nosso mundo? Quando a pessoa tem mais lucidez, a primeira coisa que ocorre é que ela vai exercer melhor o seu trabalho, a sua posição na família, o seu engajamento em qualquer ideal, seja ele político, humanitário, filantrópico, artístico, dentre muitos outros. E, além do mais, ele se sente integrado. Porque quando o indivíduo ainda não tem uma consciência plena, ele acha que o mundo se divide entre ele e os outros. No momento em que a consciência se expande, ele percebe que não existe essa dicotomia. Somos todos uma só coisa, estamos todos interligados, não apenas dentro da espécie humana, mas entre todas as espécies e com o próprio planeta, com o próprio cosmos. E esse estado de consciência expandida é alcançável. Mas, normalmente, quando a pessoa menciona a sua pretensão, a sua intenção de conseguir tal estado de consciência, uma outra pessoa que não imagine o que é isso, que não tenha lido a respeito, que não tenha estudado, que não tenha se esclarecido, pode supor um ideal inalcançável, pode supor uma fantasia. O interessante é que muita gente já logrou esse estado de consciência. Então é realidade.

 

No dia-a-dia, o estado de hiperconsciência traduz-se em uma participação objetiva na sociedade, que podemos chamar de ação efetiva. Muita gente tem iniciativas, mas poucas têm acabativas. Então, uma das coisas que uma consciência maior, que uma lucidez maior, nos concede, é perceber que não adianta apenas o discurso, não basta a intenção, é preciso levar as coisas até o fim. É necessário ter a iniciativa, a acabativa, o resultado final, para a vida deste indivíduo, para a sua família, para os seus amigos, para os seus desamigos, para toda a sociedade, para a responsabilidade social, para responsabilidade ambiental, ou seja, ele vai expandido o seu campo de atuação, ele deixa de ser um indigente, ele deixa de ser um indivíduo que não é ouvido, que não tem voz, nem voto. Ele passa a ser uma pessoa que atua e que modifica o mundo em que vive. E como essa pessoa, em geral, é uma pessoa que tem nobres ideais, ao modificar o mundo em que vive, modifica-o para melhor.



Siga-nos

DeROSE Method Botafogo
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram




Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.