O Poder da Concentração por Gustavo Oliveira


O educador DeRose quando codificou o Método que leva seu nome, sistematizou as regras gerais de execução das técnicas orgânicas. São oito regras no total e uma delas trata da localização da consciência.

Ao executarmos uma técnica corporal, devemos desenvolver a atitude interna mais adequada, dentre as diversas características deste estado interior, temos a localização da consciência em determinada parte do corpo.

Quando concentramos toda nossa atenção, toda nossa consciência por tempo suficiente, por exemplo, na musculatura da coxa desencadeamos uma hiperemia, ou seja, um aumento do fluxo sanguíneo na região. Além disso, aumentamos também a quantidade de energia que ali flui. Com isto, geramos aquecimento de dentro para fora, incrementamos a flexibilidade e o alongamento, produzimos mais tônus muscular, e ainda levamos mais energia a determinado centro de força do nosso corpo energético.

Percebemos que esta concentração prolongada gera um maior desenvolvimento nas técnicas corporais. A atitude interna corresponde a um impacto maior do que apenas o trabalho de músculos e articulações.

No livro Tratado de Yôga, DeRose, o autor sugere a execução de uma experiência para vivenciar a ação da localização da consciência sobre o organismo. Funciona assim, você localiza a consciência por alguns minutos, por exemplo, apenas na sua mão direita e em nenhum lugar mais. Se você se concentrar convenientemente, após alguns minutos poderá observar alterações fisiológicas. Alguns narram um aumento da temperatura, outros formigamento, outros sentem a mão mais pesada que a outra, outros ainda observam que sua mão direita está mais avermelhada. A experiência funciona bastante bem, em pelo menos 70% de uma turma (fator que depender exclusivamente da capacidade de localizar a consciência).



Siga-nos

DeROSE Method Botafogo
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram




Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.