Reprogramação Emocional por Gustavo Oliveira


Para você qual seria o órgão do corpo humano associado às emoções? Provavelmente veio a resposta que é o coração.

Por outro lado, se observarmos a alteração dos ritmos respiratórios, é possível modificarmos nosso padrão emocional, e vice-versa. Com este ponto de vista, podemos conferir que os pulmões são responsáveis pelas nossas emoções.

Imagine o seguinte cenário: uma pessoa que está desanimada ou com muita indolência. Como está a respiração dela naquele momento? Normalmente estará bem lenta e superficial. Já uma pessoa que esteja irritada ou nervosa, sua respiração torna-se ofegante, acelerada e curta. Ora, será que o oposto não é verdadeiro? Quando induzimos um tipo de respiração, um ritmo, alteramos nosso comportamento emocional.

Dentro do Método DeROSE, um dos principais treinamentos é representado pelas técnicas respiratórias.

A respiração pode ser constituída de quatro fases: inspiração, retenção com ar, expiração e retenção sem ar. Podemos determinar um tempo, contado em segundos por exemplo, para cada fase da respiração. Isto constitui uma combinação de tempos, formando um ritmo respiratório. O ritmo 1-4-2-0, juntamente com uma respiração completa e profunda (quando utilizamos toda a extensão dos pulmões), induz o praticante a um estado de descontração e quietude mental. Cada número do ritmo corresponde a uma das fases da respiração, respectivamente conforme descrito mais acima. Elegendo, por exemplo, 4 segundos como base, teremos uma inspiração em 4s, uma retenção com ar de 16s, uma expiração de 8s e uma retenção vazia nula. A quantidade de segundos que utilizamos como base varia de pessoa para pessoa e da intenção que o instrutor terá com o treinamento. Além disso, a quantidade de segundos utilizada deve ser confortável.

Se ao contrário do ritmo e profundidade da respiração anterior realizarmos uma técnica de respiração curta e acelerada, a hiperventilação, teremos um efeito oposto, o emocional da pessoa fica mais agitado e dinamizado.

Portanto, notamos que podemos administrar nossas emoções através da profundidade e ritmo da respiração. Até mesmo alguns ditados populares, trazem esse conhecimento implícito. É bastante comum as pessoas dizerem a alguém que esteja irritado “respire fundo antes de tomar qualquer decisão”.

Outro tipo de técnica que realiza uma verdadeira reprogramação emocional no praticante é a descontração. Trata-se de um processo de distensionamento corporal, emocional e mental. Uma vez obtido este estado de receptividade, o praticante realiza uma série de mentalizações positivas com o intuito de promover mudanças em seu inconsciente, programando-o para um novo comportamento.

Nossos padrões emocionais são frutos de nossas vivências que ficam impregnadas em nosso inconsciente, e as técnicas de descontração e respiração produzem uma ponte de acesso a estes registros e, consequentemente, uma mudança paulatina e acumulativa.

Em outra oportunidade falaremos mais sobre o inconsciente e o consciente humano, e como as técnicas do Método DeROSE promovem uma verdadeira descoberta de nós mesmos.



Siga-nos

DeROSE Method Botafogo
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram




Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.