Você está insatisfeito? Ótimo!
O dia começa, você mal abre os olhos e logo já está pensando que poderia ter mais tempo para dormir, que está muito frio, que você merecia ter menos trabalho e mais lazer. Pois a questão é: o que você vai fazer com toda esta insatisfação?
É indiscutível que o ser humano é insatisfeito por natureza, mas isso não é necessariamente ruim. Como você acha que a civilização humana chegou ao nível de desenvolvimento e progresso em que estamos hoje? Insatisfação. Porém, não aquela negativa, que nos leva à inércia, por perder a confiança de que tudo pode ser melhor. Mas a insatisfação positiva, um conceito do filósofo e palestrante Mário Sergio Cortela.
A insatisfação positiva é aquela inquietação gerada pelo anseio de que cada dia novo seja melhor do que o anterior. É o que move cada pessoa na direção da realização de seus sonhos, projetos e metas pessoais. É o que estimula a criação de novas ferramentas, tecnologias, produtos, serviços, caminhos, meios de comunicação, enfim, tudo aquilo que move e renova constantemente o mundo e as pessoas.
No DeROSE Method, temos uma premissa que complementa bem o conceito do professor Cortela, que é o contentamento como atitude, como princípio para o que se pensa, fala e faz.
Mas você se engana se acha que ser contente significa ficar na zona de conforto. Pelo contrário. Nosso contentamento é o combustível para sanar as insatisfações. Aprendemos a cultivar alegria em criar, mudar, inovar, transformar o que for necessário direcionando a energia desta inquietação à produtividade, à realização das tarefas e projetos do dia a dia. E seguimos em ciclos virtuosos de produção, desenvolvimento e celebração de tudo o que for realizado.
Compreendemos que é assim que a inovação, a criatividade e o crescimento constantes são possíveis com qualidade de vida.