Quem está no comando? por Aline Daher


Ele é responsável por te fazer feliz ou infeliz, saudável ou doente, rico ou pobre. Influencia seus pensamentos, sentimentos, atitudes e relacionamentos. Ele define sua personalidade, valores, caráter e ideais. Sabe de quem estou falando?

Aqui vão mais algumas dicas: ele é um órgão, tem mais conexões do que estrelas no universo, seu volume corresponde a 2% do peso do corpo, mas consome de 20 a 30% das calorias; transporta informações a uma velocidade de 430km/h, e perde, em média, 85 mil células por dia.

Você acabou de usá-lo para descobrir a resposta da charada. Então vou te fazer outra pergunta para estimular seus neurônios: você tem cuidado bem do seu cérebro?

Algo tão crucial para sua vida, responsável por tudo o que você faz, pensa e sente, merece a sua atenção. Da mesma forma que exercitar um músculo faz melhorar seu desempenho, treinar o seu cérebro aprimora sua performance em todas as áreas da sua vida.

Em uma pesquisa com mais de 63 mil imagens tiradas dos cérebros de 15 mil voluntários, o psiquiatra estadunidense Daniel Amen chegou a importantes conclusões sobre o mais ativo de todos os órgãos do corpo. Veja abaixo uma lista de fatores que pioram e outros que melhoram o funcionamento cerebral. Enquanto lê, aproveite para fazer um auto estudo:

 

Pioram:

– Drogas, álcool e fumo

– Obesidade

– Falta de exercício

– Dieta rica em sal, açúcar e gorduras

– Pensamentos negativos automáticos

– Inalar substâncias tóxicas com frequência

– Pressão alta e diabetes

– Traumatismos cranianos

 

Melhoram:

– Relacionar-se com pessoas positivas

– Aprender coisas novas

– Exercício físico

– Boa alimentação

– Eliminar pensamentos negativos

– Meditação

– Gratidão

– Bom sono

 

Para bom entendedor, meia pa.

Deixe-me apontar algo que talvez o leitor não tenha notado: praticamente todos os itens acima estão relacionados ao seu estilo de vida. Ou seja, você não precisa se inscrever urgentemente em um curso de xadrez ou física quântica! Basta mudar os seus hábitos, para mudar o seu cérebro e mudar a sua vida. Se não souber por onde começar, fale comigo.

Fonte: Palestra TEDxOrangeCoast “Change Your Brain, Change Your Life”, de Daniel Amen.



Siga-nos

DeROSE Method Botafogo
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram




Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.