Quer aumentar seu foco e produtividade? por DeRose


A melhor definição para mindfulness é “be here now”. Trata-se de manter atenção, concentração e foco em tudo o que fazemos. O que veio a ser chamado de mindfulness foi trazido para o Ocidente por Jon Kabat-Zinn, na década de 1970. Ele se fundamentou em conceitos orientais sobre o funcionamento das emoções e da mente para fundar um programa de redução do stress baseado em estar mais presente (be here now). Mas por que será que a cultura ocidental insiste em transformar tudo em terapia? Nem o mindfulness nem a meditação (que surgiu milênios antes do budismo) tinham o intuito de aprimorar a saúde, mesmo que apresente este resultado como efeito colateral positivo. É como a dança, as artes marciais e os esportes, que não foram criados com o propósito de emagrecer, mesmo que o treinamento constante possa resultar na perda de peso. Não há dúvida de que ambas as modalidades, mindfulness e meditação, produzam efeitos positivos sobre a saúde física, emocional e mental, porém isso são apenas consequências. A finalidade desses exercícios é simplesmente de não deixar que a mente racional, influenciada pelas emoções, interfira na sua percepção da realidade e não bloqueie o processo de intuição, pois este é muito mais eficiente que o processo mental. O resultado disto é ser mais consciente no dia a dia, trazer à consciência hábitos, padrões e decisões que, em sua maioria, acontecem de forma tão automática que se tornam invisíveis para nós mesmos na maior parte do tempo.

Meditação consiste em parar de pensar a fim de permitir que a consciência se expresse através de um canal mais sutil, mais profundo, mais abrangente, que está acima da mente. Antes da meditação, podemos, facultativamente, praticar uma técnica preparatória: o mindfulness.

Mindfulness designa o exercício de observar seus cinco sentidos. Se analisarmos a palavra em inglês, temos “o ato de estar com a mente presente”. Ou seja, não estar disperso.

 

Quer saber mais sobre Meditação e Mindfulness? Hoje (28/1), às 20h e amanhã (29/1), às 8h teremos um wokshop gratuito sobre o tema. Para se inscrever, clique aqui: http://derosemethodbotafogo.com/cursos



Siga-nos

DeROSE Method Botafogo
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram




Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.