Qual a base de uma boa respiração? por DeRose


Uma boa respiração possui certas qualidades que precisam estar presentes. Entre elas podemos citar:

• Nasal. A respiração deve ser sempre nasal, ou seja, tanto a inspiração quanto a expiração deve ser feita pelas narinas.

• Lenta e profunda. Dessa forma conseguimos utilizar mais a capacidade pulmonar e otimizar a troca gasosa, absorvendo mais oxigênio e
eliminando mais gás carbônico.

• Completa. Utilizando bem toda a musculatura que compõem o sistema respiratório. Quando inspiramos devemos primeiramente expandir
bem o abdômen, em seguida expandir a caixa torácica e em seguida expandir o peito. Ao expirar devemos comprimir primeiro o alto do peito, em seguida as costelas e por último o abdômen.

Há técnicas específicas e especiais que utilizam mais dinamismo ou mesmo uma respiração mais ruidosa, mas são exceções praticadas de acordo com os objetivos daquele momento. Na maior parte do tempo a respiração deve ser bem ritmada a fim de produzir estabilidade, vitalidade, concentração, etc.

As técnicas de reeducação respiratórias são difíceis no começo pois reeducar um comportamento geralmente é mais difícil do que aprender algo novo. A tendência do ser humano é desaprender o que naturalmente ele nasceu sabendo. Uma boa respiração estimula estruturas importantíssimas do nosso organismo como por exemplo o nervo vago, responsável pela deglutição, produção da voz, sudorese, controle do ritmo cardíaco, coordenação dos movimentos do esôfago e intestinos, aumento da secreção gástrica etc.

 

Gostou da leitura? Quer saber mais? Baixe gratuitamente o pocket Respiração: https://derose.co/pocket-respiracao



Siga-nos

DeROSE Method Botafogo
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram




Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.